.
.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Semana: Mulheres da Bíblia #Ester


 Antes de começar a falar de Ester queremos mostrar como tudo começou: com a desobediência, desrespeito e falta de sabedoria da rainha Vasti. Vasti era a rainha da Pérsia, esposa de Xerxes o grande rei. Ela como rainha deveria ser referência para todas as outras mulheres do reino. Todas elas, da mais nova a mais velha, da mais rica a mais pobre, tinham os olhos voltados para rainha Vasti que deveria ser exemplo para todas as outra de respeito e submissão a seu marido. Mas Vasti não foi assim. Ela resolveu não atender ao pedido do rei diante de todos os outros oficiais, servidores, governadores e nobres do reino, ofendendo assim a seu marido diante de todos (Et 1.10-12). Quando as outras mulheres do reino soubessem da atitude de Vasti com relação a seu marido, se achariam também no direito de desrespeitar e desprezar seus maridos (Et 1.16-18). Então, como consequência do ato de Vasti, ela foi proibida de aparecer diante do rei e perdeu o seu posto de rainha. O rei agora procuraria por uma moça que ficaria no lugar de Vasti como rainha da Pérsia. Assim as mulheres saberiam que não podiam desrespeitar seus maridos, sejam eles ricos ou pobres (Et 1.20).

 É ai então que entramos com Ester. Ester era uma jovem judia, muito bonita que logo cedo perdeu os seus pais e passou a ser criada pelo primo Mordecai. Ele a ensinou a amar a Deus e a seu povo. Ela era uma jovem sábia e obediente que conseguia conquistar a simpatia de todos.
 Ester não conhecia os planos de Deus para sua vida, mas era uma jovem que cria e confiava no seu Deus. A cada dia Deus cuidava de Ester e preparava sua mente e coração. Deus a havia escolhido para cooperar com o seu propósito e Ester se encontrava preparada e confiante em Deus.
 Logo Ester foi chamada junto com as outras jovens virgens do reino para se preparar para ser uma das escolhida pelo rei como a nova rainha. Ela logo conquistou o coração do rei Xerxes que de imediato a escolheu como rainha no lugar de Vasti. Tudo isso estava no coração de Deus para Ester e ela confiava nele e continuava obedecendo e se deixando guiar pelo Senhor.
 Mesmo depois de ser coroada rainha Ester nunca deixou de obedecer a seu primo Mordecai. Ela poderia esquecer dele e de onde veio, mas ela tinha um coração grato e sabia que tudo vinha de Deus para ela (Et 2.20).
 Quando soube que Hamã havia preparado uma conspiração contra o seu povo, Ester foi sábia e corajosa. Ela não agiu por impulso ou ficou com medo. Ela confiava em seu Deus e estava pronta para morrer por Ele e seu povo. Ester pediu que todos orassem por ela e jejuassem por 3 dias. Ela não confiou em si mesma, nem em seu posto por ser rainha, mas buscou dependência e ajuda de Deus e de seus irmãos em oração e jejum. Ester sabia que não podia ir falar com o rei sem ser chamada por ele ou seria morta, mas ela estava pronta para morrer por causa disso se assim Deus quisesse (Et 4.16).
 Deus foi fiel a seu povo e a Ester, dando a vitória a seu povo e polpando a vida dela. A atitude de Ester de obediência, sabedoria e coragem foi um exemplo não apenas para as mulheres do reino naquela época, mas também para nós hoje. Diferente de Vasti ela em momento algum desrespeitou seu marido e foi obediente, sábia e confiante em Deus até o momento mais difícil. Sua vida é exemplo para todas as mulheres tementes a Deus até hoje.

Deixamos então as seguintes perguntas para serem refletidas:
 - Estou pronta para morrer para servir a Cristo?
- Estou confiando na vontade de Deus para minha vida?
- Tenho confiado e buscado dependência em Deus até nos momentos mais difíceis?

Que a nossa confiança em Deus cresça a cada dia e que nossa vida seja exemplo de obediência, coragem e serviço a Cristo.

 Jesus é!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem, fale conosco! Gostamos de ouvir vocês :)