.
.

terça-feira, 8 de julho de 2014

Semana: Mulheres da Bíblia #Eva


Não podíamos deixar de iniciar esse especial falando sobre Eva, a primeira mulher criada por Deus, a mãe de toda uma raça.
 Quando Deus criou o mundo Ele tinha um propósito. Deus queria uma família muito, muito grande! Uma família com muitos filhos que fossem iguais a Ele (Gn 1.26). Deus queria ser Pai, Deus queria filhos.
 Então Deus criou o homem, Adão, do pó da Terra e soprou nele a vida (Gn 2.7). Deus colocou o homem no jardim e lhe deu uma ordem e tarefas. O homem fazia parte do propósito de Deus e tinha tarefas a cumprir, mas ele não podia fazer isso sozinho. Deus sabia que o homem ia precisar de uma ajudante e já estava em seu coração lhe dar uma que fosse como sua outra metade (Gn 2.18).
"Deus viu a Adão sozinho no jardim e pensou: "coitadinho! Ele não vai conseguir fazer tudo sozinho. Vou criar alguém que seja capaz de ajudá-lo - uma auxiliadora que lhe seja idônea" (KEMP, JUDITH, 1992, 14).
 Deus levou os animais até Adão e ele cumpriu sua tarefa de lhes dar nomes e então o homem sentiu a necessidade de uma ajudante e ai Deus começou o lindo trabalho de formar a primeira mulher, Eva.
 Eva nasceu com as habilidades, competência e conhecimentos necessários para desempenhar o papel a que foi designada. Ela, assim como Adão, foram feitos a imagem e semelhança de Deus, eram perfeitos com as mesmas características e caráter de Deus. O homem e a mulher tinham livre arbítrio, poder de escolher suas ações e caminho. Deus não queria filhos robôs, mas filhos que o amassem e obedecessem de coração.
 Eva se deixou seduzir pela serpente. Ela deu ouvidos as mentiras que a serpente falou. A serpente disse que, se ela e o homem comessem do fruto, seus olhos se abririam e eles seriam como Deus (Gn 3.5). Vendo esse texto compreendo hoje quando as irmãs mais velhas alertam as mais novas que "a mulher é atraída pelo que ouve". Eva se deixou atrair pelo que ouviu da serpente e não percebeu as mentiras. Ela não percebeu que era idônea, era capaz, que foi criada perfeita. Eva preferiu fazer as coisas do seu jeito, não foi sábia, se deixou seduzir pelo que ouviu, pela aparência, desejo e entendimento (Gn 3.6) que viu em uma árvore, em um fruto e assim trouxe para si e para o mundo maldição.
 A ordem para que não comesse do fruto não foi dada a Eva, mas ao homem. Mas como mulher, parceira, ajudadora idônea do homem, Eva o conduziu ao erro. Por isso provérbios diz que a mulher insensata derruba sua casa com as próprias mãos (Pv 14.1). Ela não soube usar do livre arbítrio e dos dons e habilidades que Deus lhe deu. Ela deixou que a independência nascesse em seu coração e isso afetou toda uma raça.

Deixamos então as seguintes perguntas a serem meditadas:
 - Qual lição podemos tirar da história de Eva?
- A quem temos dado ouvidos?
- Tenho dado valor ao que Deus tem me dado?
- Tenho buscado ser uma mulher sábia?

Que nossos olhos e ouvidos estejam sempre voltados pra Cristo. Jesus é!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem, fale conosco! Gostamos de ouvir vocês :)