.
.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Passei na faculdade, e agora?


 Sempre quando chega aquele momento do ano em que os resultados dos vestibular começam a sair é perceptível o nervosismo, a ansiedade e a preocupação entre os jovens. Quando o resultado é positivo e você se ver aprovado e dentro da faculdade, vem aquela alegria, a gratidão a Deus, mas também aquela preocupação: e agora?! Lembro bem quando isso aconteceu comigo. Eu estava tranquila e confiante que o Senhor faria segundo a sua vontade e quando Ele permitiu que eu fosse aprovada eu me sentia grata, mas ao mesmo tempo bateu no meu coração o medo de que tudo aquilo pudesse me afastar dEle. Eu sempre ouvia de irmãos que haviam se afastado do Senhor quando entraram na faculdade, ou outros que haviam se deixada influenciar e estavam abalados na fé e tudo isso me deixou muito apavorada e preocupada. Quando isso aconteceu eu ainda era nova na fé e débil na caminhada, mas isso não impediu o meu Deus de se fazer presente e forte na minha vida.
 Durante esses 3 anos e meio de faculdade o Senhor me ensinou muitas coisas das quais deixo compartilhadas aqui com vocês. São 5 dicas, 5 coisas que Deus me ensinou durante esses anos e que tem me ajudado até hoje. Eu realmente espero que da mesma forma que Deus falou comigo a respeito destas coisas Ele fale com vocês. Lembrem-se sempre que Deus é quem opera em nós.


1. A faculdade é um mini mundo. La você vai encontrar todo tipo de gente, todo tipo de pensamento, todo tipo de liberalidade, um pouco, ou tanto, de tudo. Tudo é muito fácil, tudo é muito atraente e a amizade é o que você vai encontrar de primeira. O que Deus me ensinou foi: Seja firme! Mostre sua identidade assim que chegar! Entre mostrando quem você é, no que você acredita e porque você está ali. Isso vai te ajudar a se sentir firme e forte de primeira. Mostre sua identidade de discípulo e seja firme! Já vi casos de irmãos se apresentarem na faculdade como cristãos e colegas da faculdade dizerem "Isso é por enquanto. Logo você vai se juntar a nós!". Sejam firmes! Deus é com vocês! Se Ele permitiu a sua aprovação na faculdade é porque Ele tem grandes coisas para fazer através de você. Você nunca estará sozinho nessa!

 2.  Na faculdade tudo o que você vai ouvir e ver pode te deixar constrangido, escandalizado ou até mesmo assustado. Pode poluir sua mente, seus ouvidos, olhos e coração. O que Deus me ensinou foi: Se agarre a Cristo com tudo! Intensifique sua comunhão! Você vai precisar sempre se encher da palavra para se santificar e estar sempre cheio de Cristo para saber lidar com as situações que surgirem. O próprio Jesus se santificava em favor dos outros (Jo 17.19) e nós precisamos mais ainda.

3. A faculdade tem o dom de tomar todo o tempo que ela acha. São horas e horas de aulas, trabalhos, provas, atividades, eventos e etc. Muitas vezes minha casa mais parecia um hotel onde eu só chegava para comer ou dormir. Tudo isso faz parte dessa fase e você vai ter que aprender a conviver com o pouco tempo que vai ter. O que Deus me ensinou foi que: Preciso aproveitar todo e qualquer tempo que me sobrar. A palavra diz que precisamos aprender a contar nossos dias (Sl 90.12). O Espirito Santo de Deus esta com você todo tempo, então aproveite e ore sempre, todo momento! Ore no ônibus, no banheiro, no intervalo entre as aulas, no almoço... ore sempre! Aproveite aquele intervalinho para ler a Bíblia, ou aquele momento no ônibus até chegar em casa ou na facul. Aproveite cada momento! Isso me ajudou muito.

4.  Muitas vezes com a faculdade nos vemos tão cansados e lembramos que tem tantas coisas ainda pra fazer que aquele encontro de domingo, ou aquele discipulado, ou companheirismo parece ser algo que podemos descartar para poder descansar ou terminar aquele trabalho. Não caia nessa burrada! O que Deus me deixou bem claro foi: Busque sempre em primeiro lugar o reino de Deus e pode ter certeza que as demais coisas vão sendo acrescentadas por Ele (Mt 6.33). O Senhor realmente acrescenta! Nunca deixe de perder um encontro por causa de qualquer coisa da faculdade, seja uma prova no dia seguinte, um cansaço, ou um trabalho importante.Nunca me vi reprovada por ter colocado as coisas do Senhor em primeiro lugar, muito pelo contrario, o Senhor sempre me acrescentou o que eu precisava. Devemos sempre lembrar que Deus deve sempre ser o primeiro e que tudo nessa vida passa, então nos agarremos com firmeza a nossa carreira, ao que é eterno. Peça a Deus que te dê sabedoria para organizar seu tempo, assim não vai se sentir tentado a faltar algum encontro com a igreja.

5. Na faculdade você vai ter acesso a muitas coisas, a amizade é algo fácil de se obter e as festas e passeios são grande e você vai ser convidado para muitos deles. Isso tudo parece ótimo, mas lembre-se: a amizade com o mundo é inimizade de Deus (Tg 4.4). Você é diferente, é luz, e com certeza no meio de tudo isso, ou você mostra sua luz ou você acabará sendo influenciando. O que Deus me ensinou foi que: Eu preciso escolher se quero agrada-lo ou quero agradar o mundo. Ou influencio ou me deixo influênciar. Devo estar pronta para ser deixada de lado, ser considerada careta, perder por amor a Cristo. Não que você deva se isolar, mas lembre-se que  onde você estiver você é luz e deve mostrar Cristo, você deve influenciar. Lembre-se que os seus novos colegas são pessoas que Deus colocou no seu caminho para você levar a palavra. Lembre-se que você não está na faculdade apenas para se formar, mas que tudo na sua vida deve cooperar com o propósito de Deus.

 Essas são apenas 5 dicas que deixo para vocês. Tenho certeza que o Senhor irá ensinar, firmar e fazer muito através de você nessa nova fase da sua vida! Você só precisa deixar Ele fazer, confiar e depender dEle sempre. Busque-o cada vez mais e de todo coração! Os meus primeiros anos de faculdade foram os anos em que mais cresci e conheci ao Senhor. O Senhor mostrou para mim naqueles primeiros anos que Ele sempre estaria comigo e que me firmaria e me ajudaria em todo momento. Até hoje Ele tem se mostrado presente e tem me ensinado muito. Estou quase me formando e Jesus continua comigo me ajudando em todos os momentos. Você vai ver como tudo vai cooperar e tudo vai ser melhor com Ele. O próprio Jesus vai te preparar, te usar e dar sabedoria em toda situação.
 Não é preciso ter medo. A paz de Cristo está com vocês (Jo 14.27) e ela não é apenas um sentimento, mas um fruto do Espírito que está em vocês (Gl 5.22). Jesus será a força e alegria de vocês em todo tempo e Ele diz que você não precisa ter medo! Os anos de faculdade podem ser ótimos se você se agarrar com firmeza a Cristo e deixar Ele fazer.
 Que a paz de Deus que excede todo entendimento seja com vocês. Que o Senhor lhes acrescente sabedoria e os firme nessa nova fase da vida de vocês. Agarrem-se a Ele com tudo!

 Jesus é!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem, fale conosco! Gostamos de ouvir vocês :)